Não, Brené Brown não é psicanalista. Mas ela fez pesquisas sobre o comportamento humano e trabalha alguns conceitos que podem nos ajudar a pensar nas ideias de falta e suficiência. Essas duas palavras, falta e suficiência, costumam frequentar o divã. Outra palavra ou sentimento que sempre aparece no consultório é vulnerabilidade. E qual é a ideia do trabalho de Brené Brown? “Nós precisamos abraçar nossa vulnerabilidade para termos vidas plenas”.
Brown traz, de maneira mais simples (mas bem elaborada), o que Freud e a psicanálise nos ensinam: 1) o sentimento reprimido pode subjugar a pessoa; 2) a cura pode passar pelo desconforto e até pela dor; 3) a falta ou a insuficiência não é algo necessariamente ruim. Nos próximos dias, nós vamos abordar esses temas a partir da perspectiva da autora.
Quem é Brené Brown
Brené Brown se apresenta como uma pesquisadora contadora de histórias. Ela estuda , há duas décadas, alguns sentimentos que nos parecem intangíveis ou abstratos, como empatia, pertencimento, coragem, vergonha, conexão e vulnerabilidade.
O trabalho de Brown desconstrói o ideal de perfeição e defende que a única maneira de viver é com vulnerabilidade. Por isso, ela fala na coragem de ser imperfeito. Nas pesquisas que fez ao longo dos anos, ela coletou centenas de dados sobre esses sentimentos e concluiu que a única maneira de viver é com vulnerabilidade.
No Brasil, Brené Brown tem quatro livros lançados pela editora Sextante:
Brown também tem um especial no Netflix chamado “Brené Brown: The Call to Courage”
#brenebrown #autoestima #bemestar #autocuidado #amorproprio #inspiração #psicologia #psicologoembrasilia #motivacao #motivacao #psicologanegra #psicologoonline #terapiaonline
Comments